Carregando...

Tomografia

Tomografia

Tomografia, também chamada de planigrafia e estratigrafia, é um exame médico radiológico que permite visualizar as estruturas anatômicas na forma de cortes.  É realizado por técnicos ou tecnólogos em radiologia.

Diferenças entre RX e Tomografia computadorizada

A maior diferença (e vantagem) entre a tomografia computadorizada e o raio X é que aquela é mais precisa, por isso, é mais eficiente na detecção de lesões, fraturas ou tumores que ainda estejam muito pequenos. Enquanto o Raios X tira somente uma radiografia do local estudado, a tomografia gera 600 cortes para serem analisados. Dessa forma, é mais fácil obter um diagnóstico precoce por meio da tomografia e, por consequência, conseguir melhores resultados com o tratamento.

Como é feito o exame de Tomografia?

Basicamente o paciente é orientado para chegar na clínica ou hospital em jejum de 6 horas. De acordo com a parte do corpo a ser examinada poderá ou não usar contraste iodado na veia. Sempre é feito uma entrevista antes para saber de alergias, doenças prévias, cirurgias, marcapasso, pinos pelo corpo, medicamentos que usa. Essas informações ajudarão o especialista a interpretar de maneira mais eficiente o exame. No momento do exame é pedido para o paciente deitar na mesa que irá ser encaminhada para dentro do túnel que passa a radiação pela região estudada e forma as imagens no computador que serão posteriormente analisadas. O exame dura em torno de 30 minutos e conforme o local em que é realizado poderá ter o resultado na forma de laudo médico no mesmo dia ou alguns dias depois. A clínica que usa a teleradiologia consegue liberar os laudos para o paciente sempre no mesmo dia, isso porque os exames são enviados para uma plataforma em nuvem onde vários Radiologistas acessam e interpretam os exames em tempo real. A comodidade de ter telemedicina na radiologia reduz os custos e traz mais qualidade no seu serviço. Pode aumentar o numero de exames, reduzir o tempo de entrega dos laudos e aumentar muito os lucros.