Carregando...

Gastroenterologia

Gastroenterologia

A Gastroenterologia ou Gastrenterologia, é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. O tratamento cirúrgico de tais patologias é abordado pela Cirurgia do Aparelho Digestivo.

Doenças tratadas pelo gastroenterologista

Esta especialidade médica cuida de todas as alterações que acontecem nos órgãos relacionados à digestão, como esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado.

Assim, as principais doenças tratadas são:

Doença do refluxo gastroesofágico, que causa azia, dor e queimação na região do estômago. Entenda o que é e como indetificar o refluxo gastroesofágico.  

Gastrite e úlcera gástrica, que causam queimação e dor no estômago, além de enjôo e má digestão;

Pedra na vesícula: que pode provocar dor e vômitos após comer. Saiba mais sobre o que fazer na pedra na vesícula. Saiba como identificar e o que fazer em caso de pedra na vesícula.


Hepatite e cirrose, que são doenças graves do fígado que podem causar olhos amarelos, vômitos, sangramentos e aumento da barriga;   

Síndrome do intestino irritável, doença que causa desconforto abdominal e diarréia;

Pancreatite, que é a inflamação do pâncreas, causada por cálculos ou uso de bebidas alcoólicas em excesso, e provoca dor na barriga;

Doença inflamatória intestinal, doença relacionada à imunidade, que causa diarréia e sangramentos no intestino;

Intolerância á lactose, tipo de intolerância alimentar que causa diarréia e inchaço abdominal após ingerir leite e derivados. Saiba como saber se é intolerância a lactose.

Hemorróidas, doença que causa sangramento pelo ânus.

Assim, na presença de sinais e sintomas que indiquem dor ou alteração da digestão, é possível procurar o clínico geral, que é capaz de cuidar de muitas destas doenças, ou o gastroenterologista, que é o médico especialista nesta área.